Danças Urbanas



STREET DANCE

O termo Street Dance é um rótulo que os americanos criaram para identificar os estilos de dança que surgiram nos guetos e centros urbanos. Muitos pensam que Street Dance é um único estilo de dança, mas na verdade é apenas um termo que engloba vários estilos de dança. A primeira vez que o termo surgiu foi nos anos 30 com o surgimento do Tap Americano (Sapateado). 

Os negros americanos, influenciados pelo sapateado clássico Irlandês, criaram uma dança nova com a técnica percussiva dos sons dos pés somada à estrutura e movimentação corporal das danças africanas, uma vez que estas eram sua herança cultural. Por ser uma dança Urbana e que não tinha mais relação com o clássico deram o rotulo de Street Dance. 

Depois do Tap se estabilizar na América e se tornar uma dança popular entre anos 30 e 60 nada de novo apareceu e o termo Street Dance ficou em desuso. Somente em 69 esse termo ressurgiu quando Don Campbellock criou a dança Locking. Em seguida nos anos 70 varias outras danças surgiram nos estados unidos com a mesma origem, uma dança Urbana e popular. 

Apesar de Street em Português significar “ Rua”, para os Americanos ela não tem exatamente essa conotação, porque, neste caso, Street Dance significa “Dança Urbana” do Povo que não veio do meio acadêmico. Não quer dizer exatamente que ela foi inventada ou dançada nas Ruas. Entre os estilos de dança urbana, apenas o B.Boying foi criado exatamente nas ruas, durante as Block Partys (festas de rua), que deram origem à Cultura Hip Hop. Os demais estilos de dança tiveram diferentes ambientes para sua criação como Clubs (danceterias), programas de TV, Concurso de talentos estudantis etc… É das Ruas porque veio de pessoas que vivem nas cidades. 

Nos dias de hoje quando se diz Street dance ou Dança Urbana Americana você entende por: Locking, Wacking/Punking, Up Rocking, Popping (Waving, Scare Crow, Animation, King Tut, Sacramento, etc.), Boogalooing, B.Boying, Hip Hop Dance e House Dance, Dancehall, Ragga Jam e Krump . 

Sendo assim, quando se diz fazer Street Dance é necessário ter embasamento em todos os estilos desse universo e mesmo que o dançarino escolha uma técnica do Street Dance para se aperfeiçoar, é importante ele saber sobre os demais estilos para poder entender e se integrar a cultura. [Fonte: Frank Ejara] 



SOCIAL DANCE

Danças Sociais ou (Social Dances) são danças com passos fáceis que todos podiam dançar e que tomavam conta das festas. Na dança social não há seqüências, nem coreografias, os passos são dançados livremente e muitas vezes um só passo é repetido até o fim da música. 
Muitos destes passos deram origem ao Street Dance, assim como muitos deles se fazem presente dentro de vários estilos. Quando se estuda profundamente o estilo original da Dança de Rua se vê claramente a influência da Dança Original Funk (o Soul Funk). 

O Funk foi um grande movimento de música, dança e atitude que marcou os E.U.A. entre o fim dos 60, teve seu top nos anos 70 até início dos anos 80. James Brown é o maior ícone do Funk . A dança Funk é considerada uma Dança social, e era dançada principalmente pelos negros e latinos dos bairros pobres em clubes, Bares, e Shows das Bandas de Funk. 

No Street Dance, de estilos diversos, originais e contemporâneos, encontram-se influências do Funk. Analogamente, hoje, a dança Funk está para o Street Dance assim como o Ballet está para as danças acadêmicas. Sendo assim, as Danças de Rua tem o groove do original Funk que pode ser considerado base para o seu desenvolvimento.

O LOCKING

Locking (originalmente chamado Campbellocking Dance) é um estilo de dança funk e dança de rua associado ao hip hop. Don Campbellock criou este estilo no final dos anos 60 em Los Angeles (E.U.A.).
O Locking é oriundo da Dança Funky, em especial de um passo social chamado Funk Chicken. Don nunca soube fazê-lo da forma correta e a partir daí acabou criando sua própria forma de dança.

Logo depois, Don se integrou ao grupo de dançarinos do programa TV Soul Train e não demorou muito para aparecerem vários adeptos, então criou o The Campbellock Dancers em 1972 que logo depois trocariam de nome para apenas The Lockers foi o primeiro grupo profissional de Street Dance.

Um Locker é um dançarino de Locking. Lockers normalmente vestem-se com um estilo próprio, como roupas coloridas com listas e suspensórios. O nome Locking é baseado no conceito de “bloquear” ou “trancar” os movimentos.
A dança baseia-se em movimentos rápidos e distintos de braços e mãos combinados com movimentos mais relaxados de quadris e pernas. Os movimentos são geralmente amplos muito bem sincronizados com a música.
O Locking inclui movimentos exigentes, tais como aterrar de joelhos e a seguinte separação.
Esses movimentos muitas vezes necessitam de proteções nos joelhos.
Encontra-se também elementos das danças sociais, como: Rock Steady, Scooby-Doo, Bus Stop, entre inúmeras outras. Alguns movimentos são bastante cômicos por natureza, é uma dança divertida e alto astral.
Esses movimentos criam uma forte identidade e combinada com o desempenho e mímica, torna-se perfeita para espetáculos.
  
O LOCKING
(em breve) 

O POPPING

Sam, nascido em Fresno, pequena cidade da Califórnia (E.U. A.) foi o responsável pela criação do estilo Popping. O dançarino possuía, no início dos anos 70, seu grupo de Locking, quando em meados de 75 passou a criar seu estilo próprio, e seu grupo, antes chamado de Electronic Boogaloo Lockers, tornou-se Electric Boogaloos.

A dança tem movimentos caracterizados por contrações de agrupamentos musculares específicos de partes do corpo, (pescoço, peitoral, costas, braços e pernas) acessados em conjunto ou com isolamento.
Junto ao Popping é freqüente a utilização de outras técnicas de dança como as do Boogalooing, do Waving e os deslizes (Slides e Glides), entre outras.

O passo do popping mais conhecido do mundo (segundo algumas pesquisas), o Backslide, que Michael Jackson popularizou e que a mídia divulgou com o nome errado de Moonwalk (outro passo do Popping).
O Boogalooing: criado também por Boogaloo Sam é caracterizado principalmente pela liderança de calcanhares, joelhos, quadris, sendo seguidos por tronco, pescoço, sempre utilizando movimentos circulares. O Waving: movimentos ondulados contínuos por todo o corpo.

O método de ensino deste estilo é iniciado, geralmente, pela consciência das articulações e a partir daí proporcionar movimentos como as possíveis ondulações sugeridas pelo corpo sucessivas dando a sensação ondulatória.


O BREAKING

B-Boying ou B-Girling ou ainda Breaking, estas seriam as denominações corretas para este estilo de dança que surgiu entre 75 e 76 no bairro do Bronx, em Nova York, criada por negros e latinos.

O termo Break vem da música que os DJ’s tocavam nas Block Partys (festas de rua) que tinham como fonte o Soul, Funk, o Jazz e músicas Latinas. O Break Boy (B.Boy) ou Break Girl (B.Girl) veio do termo Break. Ficaram conhecidos como B.Boy e B.Girl, os garotos e garotas , por dançarem no break da música. Break (B) é o trecho de maior impacto de uma música, ou seja, a batida da música.
Por isso B. Boy ou B. Girl (dançarinos) são aqueles que dançam no Beat (batida) da Música.

Existem três fundamentos básicos da dança Breaking:
1. Top Rock (preparação) é como passos de Funk estilizado.
2. Foot Work (trabalho dos pés) traçando as pernas em volta do corpo continuamente;
3. Freeze (congelamento) é a finalização da dança do B. Boy ou B. Girl;

Os Giros, saltos, acrobacias e todos os movimentos de ginástica só foram adicionados depois de 1980. Estes movimentos (power move) não são considerados dança, são apenas movimentos de dificuldade e velocidade que somados à dança tornam o B. Boy mais extraordinário. Thomas Flair e o Windmill (Moinho de Vento), o segundo criado por Crazy Legs, membro do lendário Rock Steady Crew.
 Power Move não é um estilo de dança, é apenas uma denominação para estes novos elementos.

HIP HOP DANCE

 
O Hip Hop Dance, existe desde a década de 70, mas muitos ainda se confundem com os diversos nomes que são dados ao estilo como Freestyle ou New School.
É que o termo Hip Hop Dance (tradução Dança Hip Hop) é um dos estilos, uma Dança Urbana. E como as danças originais do Hip Hop seriam o Locking, o Popping, e o Breaking, acabaram surgindo alguns termos para identificar e discriminar este estilo dos demais.


Hip Hop Dance é uma dança Urbana Americana originada em meados dos anos 80, em festas e Clubs (danceterias), através de Social Dances (danças sociais) com influência de outras danças (Locking, Popping, Breaking e etc...).


Tornou-se muito conhecida porque esteve presente em performances e vídeos de artístas da música Rap e R&B.Entre seus pioneiros e colaboradores se destacam: Scoob & Scrap (Dançarinos do rapper Big Daddy Kane) e Buddha Stretch com Elite Force/MopTop).
Hip Hop Dance pode ser dançado tanto nos instrumentais como nos vocais da música. Seguem abaixo os principais movimentos de Bases: Running Man, Happy Feet, Harlem Shake, Wable, Monastair, James, Fila, Charlie Brown, Rambo, The Wap, Chaplin, Robocop, Chiken, Shamrock, Cake Walk, The Alf, Jerry Lewis, Heel Toe, C-Walk, The Wop, Woblee, Heel Toe, Roger Rabbit... entre outros;

Já o termo New School (nova escola) é utilizado para se fazer um contraposto ao termo Old School, usado para caracterizar a velha escola.
Na verdade new School é o Street Dance e o Hip Hop sob uma diferente forma de execução.

L.A. Style – Estilo Los Angeles hip hop com uma cara “gangsta” elementos do popping e do Krump;
N.Y. Style- Estilo de New York hip hop cheios de detalhes e com toques de jazz;

Freestyle significa estilo livre, improviso. Tal nome se deve ao fato desta modalidade de dança ser baseada em toda a forma de Social Dance ou em todos os estilos Street Dance.
Portanto é um termo que se aplica a qualquer dança, inclusive às danças do Hip Hop.
New Jack Swing não é uma dança. New Jack é um estilo musical. Há quem chame de Hype, como os franceses, mas na verdade Hype é a Hip Hop Dance dos anos 80/90.
Nessa época, as bases mais sólidas da Hip Hop Dance eram os passos Running Man, Alf, Roger Rabbit, entre outros. E isso marcou uma época. Basicamente a, um tanto quanto esquecida, infelizmente, década de 80. New Jack Swing é um estilo musical bastante utilizado pelos rappers, cantores e grupos vocais da época, tais como: MC Hammer, De La Soul, Jazzy Jeff And The Fresh Prince, Guy, Christopher Williams, La Vert, BBD, Boyz II Men, etc.
Vídeo Dance não é uma das danças da Cultura Hip Hop. Na verdade, Vídeo Dance não é uma dança, e sim uma forma de execução.
Pode ser utilizado para vídeo dance qualquer forma de dança, portanto, não se trata de uma outra dança. Os mais conservadores, muitas vezes, referem-se ao vídeo dance como um bad jazz, segundo Suga Pop, integrante do Eletric Boogaloos, pois talvez não entendam que é uma finalidade e que por várias vezes mistura danças diferentes, inclusive o próprio Jazz.
Em videoclipes é bastante comum este tipo de execução. Trata-se da modalidade mais freqüente na mídia hoje, em Videoclipes de música Rap, R&B e Pop (filme Honey de 2003).

Wacking é a versão gay do Locking, pode parecer engraçado mas foi o que aconteceu.
A comunidade gay desenvolveu um estilo dentro dos conceitos do Locking e depois as mulheres e até mesmo membros dos The Lockers, aderiram o estilo. Por exemplo Shabba Doo.
Shabba Doo foi quem ensinou a Lollipop sobre Locking e Wacking/ Punking, e hoje ela é ainda o maior nome desses estilos. Locking é praticamente o "pai" do wacking, ou seja, não tem como você separar essas danças. É necessário saber muito de Locking pra se aprofundar e entender o wacking.
É o mesmo que Waving dentro do universo do Popping, ou Lofting dentro do House dance. Mas não se esqueça que Punking anda junto também e que nem todos os movimentos são do Wacking. As duas danças se tornaram uma só.


 O Punking começou com um tipo de brincadeira onde as pessoas nos Clubs gostavam de imitar os casais brigando, então, nesse caso Punk vem de bater, de espancar... No início as pessoas sempre dançavam juntas para imitar os casais brigando sem se tocar mas depois de um tempo começou a se dançar separado, então foi que o Wacking se misturou.Sendo assim, quando se faz os passos dando socos em cima da cabeça ou no ar etc... Isso é Punking.
Vogue nasceu dentro dos Clubs gays já na era disco que depois deu origem a música House.
Então não tem uma relação com o funk. Vogue tem sim influências do wacking/punking por ser uma dança do universo gay também, mas apenas em relação a alguns movimentos.
Mas musicalmente nasceram em universos diferentes. Esses dançarinos não tinham contato com a dança Popping, a fonte principal da dança era a revista Vogue (daí o nome) de onde eles imitavam as poses das modelos.
Greg dos The Lockers disse que tudo começou como uma brincadeira, Shabba-doo gostava de imitar o jeito dos gays fazerem Locking no Soul Train e os gays viram o jeito de Shabba-doo fazer a brincadeira e acabaram gostando e foi dali que a dança se formou. 
Se pensarmos na quantidade de dançarinos gays que estavam no Soul Train entre 76 e 80vamos perceber que inúmeros são os pioneiros dessa dança. Um dos pioneiros também conhecido por sua passagem no Soul Train foi Tyrone Proctor que logo depois ele se mudou pra NYC e formou um grupo que seria um dos pioneiros do Vogueing, o Breed Of Motion que era Tyrone Proctor, Archie Burnett, Javier Escuerdo, Willie Ninja e Bravo.


Esclarecimentos: O Vogue está dentro do Street Dance sim, pois é uma dança urbana. Surgiu nos Clubs e tem uma historia parecida com o House. Pois muitos dançarinos de vogue frequentavam as festas de House e vice versa. Procure por: Anna Sanchez "Lollipop", ela é a maior pioneira dessa dança.

  HOUSE DANCE

A cultura house surgiu primeiramente com a música house. No início dos anos 80 quando os DJ’s de Chicago (Estados Unidos) começaram a mixar musicas da Disco em programas de bateria eletrônica. Uma danceteria chamada Warehouse onde surgiram esses DJ’s deu origem ao nome do estilo de música.


No final dos anos 80 as pessoas começaram a se mover de uma maneira diferente ao som daquela batida. Esse movimento corporal ficou conhecido como Jacking.
Os Clubs de Chicago e Nova Iorque desenvolveram essa cultura. A dança House não teve apenas um criador, pois foi de certa forma uma dança coletiva. Porém há nomes muito importantes que deram uma grande contribuição para esse estilo como Brian Green e Space Capitol.


Características do House Dance: Jacking: a origem da dança house está nesse passo, pois marca o ritmo e dá a essência dessa dança. Os passos são executados no Up Tempo (contra tempo), dentro da batida típica do house e sempre usa o HiHat (chimbal) como guia rítmico.
O House tem uma grande influência da Salsa e do Tap (sapateado americano). Nos anos 90 muitos movimentos de chão foram introduzidos e uma grande influência da Capoeira está presente hoje em dia nesse estilo de dança.

O DANCEHALL

O Dancehall é um estilo musical popular jamaicano que nasceu no fim dos anos 70. Trata-se de um estilo menos político e religioso do reggae raiz (Roots) que dominou a maior parte dos anos 70.


O dancehall caracteriza um "selecta" (DJ) ou um “deejay” (MC) que canta e produz as próprias batidas com colagens de reggae ou com recursos musicais originais. A estrutura musical é enraizada no reggae embora os ritmos jogados digitalmente o tornem consideravelmente mais rápido. Em meados dos anos 80 o instrumental ficou ainda mais digital.


Com o tempo o dancehall digital (ou o popular "ragga") foi cada vez mais sendo caracterizado por ritmos mais acelerados com pouca conexão com os ritmos do início do reggae. A música e a Dança herdaram o nome Dancehall dos espaços onde as sound systems realizavam suas festas e tocavam as gravações populares jamaicanas. Essas festas eram chamadas de "dance halls".


Passos de Dança do Dancehall: A popularidade do dancehall gerou vários passos de dança que ajudam a dar mais vibe nas festas e deixam as performances de palco mais energéticas. Muitos dos passos vistos em videos de hiphop na verdade são variações de passos do dancehall.


Várias crews de dançarinos ganham notoriedade ao criar e popularizar esses passos e muitos deejays como Elephant Man e Beenie Man escrevem letras sobre os novos passos de dança que surgem. Alguns exemplos de passos de dança: "Like Glue", "The Myspace", "The Bogle", "Heel-Toe", "Blazay-Blazay", "Pon the River, Pon the Bank", "Chaka Chaka", "Scooby Doo", "Spongebob", "Signal the Plane", "Hot Fuk", "Tek Weh Yuhself", "Whine Up" (mix de pop, dance, R&B, hip-hop e dancehall), "Boosie Bounce", "Drive By", "Shovel It", "To Di World", "Dutty Wine", "Nuh Linga", "Beyonce Wine", "Gully Creepa". Fonte: Site Ragga Brasil.

O RAGGA JAM ®


Ragga Jam® Uma técnica de ensino criada por Laure Courtellemont, baseada na cultura afro-jamaicana, registrado como marca em 1996.
Utilizando a música que lhe agradava, o raggamuffin, inspirando-se na energia e nas coreografias da dança afro e através de sua didática, Laure criou essa técnica que permite que todas as pessoas se encontrem e compartilhem o que sentem.
Atualmente o Ragga Jam® está presente em diversos países, como França, Estados Unidos, Itália, Portugal, Espanha, Rússia, entre outros. O Brasil conta, desde 2007, com um team de professores licenciados e um grupo de dançarinos. Esclarecimento: Ragga Jam não é Dancehall. Fonte: Ragga Jam Brasil/Laure Courtellemont.

O KRUMPING
O Krump nasceu em Los Ageles (LA) muito praticada nos chamados “Rachas de Rua” onde as famílias, (como são chamados os grupos de dançarinos de krump), se enfrentam.


O Krump teve dois precursores com estilos bem distintos são Lil C e Tight Eyez. Já praticam o estilo de dança há muito tempo e foram os primeiros a mostrar na mídia o Krumping. Lil C e Tight Eyez partilham do mesmo objetivo, difundir a dança para o mundo inteiro, e começaram pelo filme “Rize”. Um documentário feito em 2004 explicando as diferenças e as igualdades das danças.


Originou-se da dança clown, uma dança parecida com o krump, porém bem menos agressiva e mais puxada a palhaçada com certa de mistura de Hip Hop e dancehall.


Tommy “The Clown” deu origem a essa dança com o intuito de tirar as crianças da marginalidade misturando a figura do Clown (Palhaço) ao estilo de dança da vizinhança onde residia, o hip hop. Assim nascia, então, a Clown Dancing.


Tempos depois, dentro do estilo clown, foi-se desenvolvendo um estilo mais agressivo com uma técnica peculiar de lutas junto a uma pitada de hip hop, foi dado início a Era Krumping.


Mas, apesar disso, o krumping não é só violência. Trata também de espantar toda raiva que existe dentro de si e colocar aquele sentimento todo para fora até que não haja nada mais dentro de você além de sentimentos bons; sentimentos que façam crer que o krumping não só uma dança violenta e sim uma dança de libertação.


Principais movimentos de Bases:


Clown Dancing, Arm Swings, Chest pops, Chest locks, Foot Stomps, Leg Pops,Hand Grabs, Shoulder Rolls...